terça-feira, novembro 21, 2006

SIX DAYS ENDURO - ISDE ´2006


Esta 81.ª edição dos ISDE, realizada na Nova Zelândia, não deixa saudades para Portugal em matéria de resultados, face à tremenda lista de azares sofridos pela selecção nacional. Logo no primeiro dia um engano de percurso de Gonçalo Reis, e uma avaria mecânica sofrida por António Maio atiraram o quarteto para o último lugar da tabela. Depois, a equipa esboçou a recuperação, subindo alguns lugares, mas os abandonos de Gustavo Gaudêncio (no terceiro dia, lesionado), e Paulo Felícia (no quarto dia, por avaria), determinaram o fim das aspirações portuguesas em melhorar o resultado. Assim, Portugal encerrou a acção no 14.º lugar do Troféu Júnior, entre 16 selecções participantes.Como é tradição, o último dia dos ISDE fechou com o Motocross final em linha, com os pilotos agrupados em série. Os dois membros da selecção ainda em prova, António Maio e Gonçalo Reis, deram um "ar da sua graça", ao alcançarem respectivamente os 17.º e 30.º lugares da classe 1 nesta "especial".Na classificação final por classes de motos, os lusitanos ficaram seriamente prejudicados pelas penalizações sofridas no primeiro dia. Por isso mesmo, na classe 1 Gonçalo Reis foi apenas o 96.º colocado, e António Maio o 125.º, entre 155 pilotos classificados nessa categoria.Quanto ao "Team Portugal", constituído por três elementos, durante os três primeiros dias de prova teve um desempenho muito significativo, pois situou-se sempre entre os vinte primeiros lugares do Troféu de Clubes, entre 135 equipas concorrentes. Aliás, ocupava o 17.º lugar quando perdeu Paulo Marques no quarto dia de prova, lesionado devido a queda, o que logicamente implicou uma grande descida na tabela, apesar da regularidade de rendimento de Pedro Oliveira e Bianchi Prata. Assim, esta equipa lusa terminou num inglório 64.º lugar. No plano individual, na classe 2 Oliveira e Prata foram, respectivamente, os 90.º e 98.º classificados.Em Lake Taupo, na Nova Zelândia, terminaram a prova 350 pilotos. A Finlândia ganhou o Troféu Mundial, enquanto a formação dos Estados Unidos venceu o Troféu Júnior. Em termos individuais, os finlandeses também dominaram as operações, pois as três classes foram ganhas por pilotos daquele país: Juha Salminen (KTM) na classe 1 e em termos absolutos; Samuli Aro (KTM) na classe 2, e Marko Tarkkala (KTM) na classe 3.Uma nota também para a KTM que foi a marca dominadora durante os seis dias de enduro.
Classificações- Troféu Júnior: 1.º Estados Unidos, 16m27s; 2.º França, a 8.19; 3.º Austrália, a 11.54; 4.º Alemanha, a 14.06; 5.º Itália, a 15.20; ... 14.º Portugal, a 6h53.00; etc.Troféu Mundial: 1.º Finlândia, 9m50,5s; 2.º França, a 15.09; 3.º Espanha, a 20.06; 4.º Itália, a 23.24; 5.º Suécia, a 24.51; etc.

Deixo-vos agora um pequeno video de enduro oferecido pela red bull " Last Man Standing Internship " (uma das provas mais duras de enduro) , até termos filmagens oficiais da ISDE .